sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Pesquisador defende software livre como 'ferramenta' para educação

quinta-feira, 30 de outubro de 2008, 20h21 - TI Inside

O pesquisador paraguaio Jose Alberto Villalba González defendeu nesta quinta-feira, em palestra na Latinoware 2008, o software livre como ferramenta para os países em desenvolvimento garantirem "autonomia e liberdade para qualificarem a questão da educação e do acesso à informação, de acordo com suas necessidades e praticamente sem custos".

Na palestra, sob o tema "Software livre no Paraguai", Gonzáles estabeleceu quatro aspectos centrais para a consolidação de modelos de software livre naquele e em outros países. O primeiro ponto sugerido é o estabelecimento de uma política institucional baseada em tecnologias abertas e livres. Esse modelo, segundo o especialista, deve ser implantado pelo poder público dentro da própria esfera governamental.

O quesito seguinte refere-se à socialização de redes de tecnologias digitais com código-fonte aberto. Ou seja, facilitar o acesso às ferramentas para o uso dessas tecnologias e mesmo a linguagem aplicada pelos desenvolvedores de programas e sistemas livres, para toda a sociedade. Neste aspecto, as universidades podem agir como mediadoras do processo. "Vejo nas universidades e faculdades um papel fundamental para democratizar esse saber e o acesso a esses instrumentos tecnológicos à comunidade acadêmica e a toda a sociedade", disse González.

Para atingir as metas, o pesquisador paraguaio destacou ainda a necessidade de o Paraguai implementar um plano de ação piloto na área de software livre e de sistemas de conteúdo programático e digital. Segundo ele, no momento o país desenvolve o projeto Arandu PY, considerado o programa central para a difusão da ideologia e das tecnologias ligadas aos modelos de informática de código aberto.

O programa funciona sustentado em uma grande rede digital espalhada pelas universidades do Paraguai, que desenvolvem em conjunto diversos projetos relacionados ao software livre. "Os países em desenvolvimento, como o Paraguai, precisam aprender a trabalhar com esses softwares, que darão autonomia e liberdade para qualificarem a questão da educação e do acesso à informação, de acordo com suas necessidades, praticamente sem custos", ressaltou González.

Na opinião do pesquisador, o quarto item para implantação de um amplo modelo de programas de software livre deve amparar-se no planejamento estratégico de tecnologias na área. Para isso, avaliou, um dos pilares para o funcionamento é o estabelecimento da infra-estrutura tecnológica no país. Isso pode ser obtido, segundo ele, através de parceria com outras nações que desenvolvem projetos nesse segmento, incentivando a criação de redes internacionais de sistemas de código-fonte aberto. "Essa, talvez, seja a melhor forma para mantermos uma rede avançada de compartilhamento de informações acadêmicas, científicas e de cunho investigativo", finalizou González
.