sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

USP lança portal com acesso grátis a conteúdo acadêmico

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008, 19h44 - TI Inside

A Universidade de São Paulo (USP) lançou novo portal de revistas com acesso gratuito a todas as publicações acadêmicas. O site é considerado uma biblioteca virtual e permite a consulta livre aos conteúdos em qualquer área do conhecimento. Nele, o usuário tem acesso aos periódicos por meio de lista alfabética dos títulos ou por índices de autor, assuntos e resumos. Os nomes das instituições e local de publicação também são chaves de acesso. Segundo a universidade, a inovação beneficiará alunos, professores e pesquisadores, bem como toda comunidade externa que procura por artigos e informações acadêmicas.

A iniciativa tem o objetivo de ampliar o ingresso dos usuários ao conteúdo, além de obter indicadores da produção científica e aumentar a visibilidade dos trabalhos em âmbito nacional e internacional. O portal ainda oferece barra de ferramenta de serviços que permite ao internauta aproveitar melhor o site. Entre as opções estão baixar o arquivo no formato PDF, saber as referências do artigo, formatos bibliográficos, tradução automática de texto e opções de enviar artigo por e-mail.

O portal tem certificação do sistema SciELO (Scientific Electronic Library On-line, ou biblioteca científica eletrônica on-line). Ele é considerado modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na internet. A criação do portal foi feita em parceria com o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, que cedeu o modelo SciELO de publicações de revistas eletrônicas. Atualmente, 30 títulos estão no modo on-line. A meta é oferecer todo o conteúdo e publicações na versão web, permanecendo com o conteúdo impresso ativo. Os demais títulos irão se somar à medida que atenderem aos critérios de avaliação da USP.