segunda-feira, 29 de junho de 2009

Resultado da Enquete

Saiu o resultado da enquete postada no Ning: o assunto a ser tratado durante o mês de julho será Gestão do Conhecimento.
Participem e mandem seus comentários e dúvidas sobre essa temática!

Informativo Espaço Aprendizagem Organizacional

Leiam o nosso informativo do mês de junho:



Myebook - Boletim Informativo Espaço Aprendizagem Organizacional - Ed. Junho - click here to open my ebook

Reunião Virtual do Espaço Aprendizagem Organizacional

Link para a apresentação: Clique na figura
Essa apresentação trata de alguns projetos e ações do Espaço Aprendizagem Organizacional.
Aqui tratamos sobre a rede social Ning, da inclusão do Espaço no Netvibes, Twitter e LinkedIn; sobre os projetos no E-Groupware: Gestão do Conhecimento e Wiki; das ações educacionais no Moodle; e da importância da participação e interação dos membros da nossa comunidade.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Discussão: Gestão do Conhecimento é um Mito

Relendo alguns artigos na net sobre o tema Gestão do Conhecimento, encontrei um artigo do professor Carlos Nepomuceno, que declara que a Gestão do Conhecimento é um mito



Para continuarmos esse debate, gostaria que postassem comentários sobre o tema abordado.



Leia o artigo na íntegra e interaja por aqui!



Clique na Figura para ler o artigo!



quarta-feira, 3 de junho de 2009

Comunicação Empresarial em Tempo Web2.0

Prossumidores, você sabe o que é?




Alvim Toffler, autor do excelente livro: Aprendendo Para o Futuro, utilizou essa palavra para designar os novos consumidores - produtores e consumidores.



Neste post, apresento as contribuições de Yara Peres, especialista em Comunicação Empresarial, realizada pela Educartis. Para acessar as apresentações de cada tópico, basta clicar no logo da Educartis.



Para relembrar um pouco sobre o nosso aprendizado dessa semana:



Ao abordamos as gerações da web, verificamos que a web acompanha o ritmo acelerado das tecnologias da informação e comunicação, levando-nos a reconhecer que ficamos ultrapassados a cada segundo. Com a apresentação da Yara Peres sobre Prossumidores, teremos a visão da importância da web para alavancarmos nossos negócios e utilizarmos as redes e os meios de comunicação que a web2.0 nos permite.

Em ações que geram conhecimento e sustentabilidade, nos fora apresentado um case que dimensiona a importância do querer e do saber fazer. Contrapondo-se aos momentos de crise, pessoas estão utilizando a criativade para inovar e se firmar num cenário de insegurança. Enquanto isso, Yara Peres nos apresenta a importância da Comunicação Empresarial que pode superar a crise financeira em prejuízos para as corporações.






E no último post de Yara, vamos conhecer um pouco sobre os NETs - Novas Pontes de Comunicação.


Gestão do Conhecimento: as empresas ainda desconhecem




OUÇA O PODCAST!









Rosália Paraíso entrevista o professor de finanças da FGV Cristóvão Pereira. Pereira dá um panomorama de GC no ambiente acadêmico e contextualiza o assunto no âmbito empresarial.

Principais pontos abordados nesta entrevista:

> Gestão do Conhecimento ainda é um assunto desconhecido

> Aspas: "Para a maioria das empresas brasileiras o assunto Gestão do conhecimento ainda é bastante desconhecido."

> Como os alunos e os empresários vêm GC

> Muitas empresas utilizam e praticam GC, mas não sabem

> Os problemas da automação sem critérios da informação para a tomada de decisão

Fonte: Site Podcast VOIT

Inteligência Competitiva, CRM e Pesquisa. Qual a diferença?






OUÇA O PODCAST!














O Entrevistado é o Professor Jorge Inafuco, Sociólogo, com pós graduação em Economia e consultor em Inteligência Competitiva (IC). Inafuco esclarece nesta entrevista a confusão que existe entre Pesquisa e IC, além de posicionar CRM (Customer Relationship Management - Gerenciamento de Relações com os Clientes).

Fonte: Site Podcast VOIT

Dia Mundial do Administrador de Pessoal


3 de JUNHO - Dia do Administrador de Pessoal








Você Sabia?


Muitos referem-se a eles como chefes de departamento pessoal, outros ainda não diferenciam dos gestores de recursos humanos. Na verdade, a função do administrador de pessoal está intrínsecamente ligada ao recursos humanos, haja visto que eles precisam desse intercâmbio para que possam administrar a rotina dos colaboradores dentro das organizações.




Gil (2006, p.17) diz que a Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Constitui, a rigor, uma evolução das áreas designadas no passado como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos.




Nota-se ainda que não há mais um consenso, entre autores e especialistas, estabelecido na correlação do seu significado; mas na prática, ainda há diferenças, visto que em muitas organizações, o próprio administrador de pessoal está subordinado ao gestor de recursos humanos; em outras não existe a figura do gestor de RH.

Vamos, então, conhecer um pouco sobre a função do administrador de pessoal!
Ainda nos apoiando nas contribuições de Gil, temos a seguinte classificação das atividades de gestão de pessoas, outra nomenclatura utilizada atualmente. Só que esta por sua vez está ligada ao Sistema de RH.


Na minha concepção o RH é o estrategista das operações executadas pelo "Departamento Pessoal", que por sua vez é estrategista na relação em que mantém com o cliente interno atendendo suas necessidades primárias. No quadro de classificações apresentado por Gil, conseguimos identificar a figura do Administrador de Pessoal como participante do sistema de Compensação e Manutenção. Assim, esse administrador cuida dos processos admissionais (carteira de trabalho, documentos, etc); processos de folha de pagamento, benefícios (vale-transporte, assistência médica e odontológica, previdência privada, PLR, etc), transição de carreira em quesito de documentação, higiene do local de trabalho (isso significa que em muitas organizações, a área de manutenção responde diretamente ao Administrador de Pessoal), cuidados com a saúde do trabalhador através da segurança no trabalho, e as relações sindicais: prepostos, homologação, etc.


Como verificamos sem esse administrador a empresa não teria subsídios para manter em ordem a vida interna de seus colaboradores, e isso traria consequências bem desastrosas para o clima da empresa, assim como para o alcance das estratégias de negócio.


Por essas e muitas outras é que fica registrado o nosso reconhecimento a esse profissional importantíssimo e o nosso muito obrigada!



PARABÉNS PELO SEU DIA: ADMINISTRADORES DE PESSOAL!



Referência


GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas - Enfoque nos papéis profissionais. 1.ed. - 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2006

terça-feira, 2 de junho de 2009

Agregando Conhecimento: Softwares Livres

O Mauro postou no Espaço Tecnologia da Informação e Comunicação, uma nota sobre o software livre. Sempre é importante ressaltar sua importância para a disseminação do conhecimento, e para isso incluo algumas informações extras para que possamos compreender melhor o que é um software livre e sua importância nos dias atuais.





VÍDEOS

























LEITURAS SOBRE O TEMA












LINKS

http://softwarelivre.org/
http://www.pontolivre.org.br/
http://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/GEC/SouLivreTb

Reflexão




Na minha peça, este puro prazer da luta deveria ser examinado. Quando fazia o esquema, apercebi-me desde logo de que era particularmente difícil conduzir e manter uma luta sensata, que, segundo a minha visão de então, seria uma luta que provasse qualquer coisa. Tinha cada vez mais uma peça sobre a dificuldade de conduzir uma tal luta. As personagens principais encontravam este ou aquele meio para alcançarem qualquer coisa a que se pudessem agarrar. Escolhiam, como campo de batalha, a família de um dos lutadores, o seu local de trabalho e por aí fora. Também era "ocupada" a propriedade do outro lutador (e, assim, sem o saber, aproximava-me bastante da verdadeira luta que estava de facto a acontecer e que eu apenas idealizava: a luta de classes). No final a luta acabava por se revelar aos contendores como um mero boxe de sombras; também enquanto inimigos a sua aproximação não era possível. No crepúsculo sobressai uma descoberta: que o prazer da luta no capitalismo tardio já só é uma deformação selvagem do prazer da competição. A dialéctica da peça é puramente idealista.


Bertolt Brecht,"Revendo as minhas primeiras peças"





REFLEXÃO




  • Dentro das organizações, que podemos nós, vincular esse trecho do texto de Brecht: "As personagens principais encontravam este ou aquele meio para alcançarem qualquer coisa a que se pudessem agarrar."?




  • O que você entende pela frase: "...deformação selvagem do prazer da competição."?

Em Que Web Você Vive?




Utilizando uma dualidade simbólica sobre "Em Que Mundo Você Vive?", a sessão Direto ao Ponto, da revista HSM de maio/junho, 2009; nos apresenta importante interpretação sobre a Web. Para aqueles que ainda não estão familiarizados com a tecnologia, não conseguem compreender tais distinções; também pudera, são tantos avanços, que quando conseguimos compreender ou interpretar uma tecnologia, outra já está pronta para substituir aquela que acabamos de aprender suas funcionalidades.



Inclui no E-Groupware, em Gestão do Conhecimento, as terminologias que foram apresentadas pela HSM.



Corram lá e conferiram!


Grandes Ações que Geram Conhecimento e Sustentabilidade

Para inaugurar minhas ações no Espaço Aprendizagem Organizacional, apresento alguns cases de inovação que geram benefícios múltiplos e ainda promove a sustentabilidade planetária.



Empreendedorismo social



Edward Norton e sua inovação de US$ 9 bilhões



A Enterprise Community Partners, da família de Norton, é uma dessas organizações tremendamente influentes das quais nunca se ouviu falar. Ao mesmo tempo com e sem fins lucrativos, tem programas criativos como o Solar Neighbors, que encoraja celebridades (como os atores Brad Pitt, Alicia Silverstone e Will Ferrell) a instalar o sistema solar em uma de suas propriedades e, assim, garantir a doação de outro para uma família de baixa renda dos EUA. As contas de luz se reduzem em até 80%.



Para ver a matéria completa, acesse nosso HD virtual.



Fonte: Revista HSM

Disponível em: http://br.hsmglobal.com/notas/52607-edward-norton-e-sua-inovação-us$-9-bilhões

Acesso: 02 jun, 2009.