terça-feira, 21 de julho de 2009

Asyst Sudamérica cria programa de e-learning para colaboradores

segunda-feira, 20 de julho de 2009, 13h35 - TI Inside

A Asyst Sudamérica, multinacional brasileira especializada em gestão e operação de TI, lança um programa de treinamento à distância. O Webtraining Asyst tem por objetivo desenvolver os talentos internos e estimular a disseminação do conhecimento entre seus colaboradores. “Além de capacitar nosso time, a meta é incrementar, cada vez mais, a qualidade técnica dos nossos projetos de service desk”, diz Oswaldo Brancaglione, vice-presidente da companhia para a América Latina.

Segundo ele, como os colaboradores atuam na maioria dos contratos dentro da “casa” dos clientes, a realização de treinamentos presenciais, cursos contínuos e rodadas de capacitação ficavam comprometidos. “Isso se torna mais difícil, principalmente, nos casos de times que trabalham em regime 24x7”.

Marco Padovani, gerente de operações da Asyst Sudamérica, informa que os treinamentos serão realizados a partir do acesso ao portal Webtraining Asyst, ainda em fase de desenvolvimento, e poderão ser obrigatórios ou opcionais, de acordo com a necessidade da equipe e demanda do contratante. Cada curso será indicado pelo líder e o usuário terá, além de um prazo para concluí-lo, flexibilidade para realizá-lo em qualquer horário. Ao final, o profissional será submetido a uma avaliação para medir seu grau de aprendizado e ganhará um certificado.

Na página do projeto o usuário poderá visualizar os treinamentos disponíveis e oferecidos pela empresa, bem como aqueles já cursados pelo colaborador. Durante o curso, caso o funcionário tenha alguma dúvida, será possível saná-la abrindo um chamado, que será respondido pelo tutor responsável pelo curso. Cada chamado será respondido no prazo máximo de 48 horas.

Com o objetivo de agregar de forma efetiva valor ao negócio do cliente, Padovani explica que a iniciativa se baseia no conceito CHA, que significa Conhecimento (Treinamento e Certificação), Habilidade (Avaliação por competência) e Atitude (Plano de Reconhecimento). “Todos os treinamentos terão esse conceito como diretriz, já que um dos nossos objetivos é elevar a qualidade do projeto de service desk”, completa o gerente.

Começo previsto

Ainda em desenvolvimento, o projeto piloto estará no ar no mês de setembro. De acordo com Padovani, os treinamentos também serão usados na Campanha SLC – Solidariedade Levando Conhecimento, iniciativa da Asyst Sudamérica que oferece cursos de informática gratuitos para familiares e amigos dos colaboradores. “Se a pessoa não contar com um computador em casa, poderá utilizar nossa estrutura aos finais de semana”, diz.

Além do pacote Office, a empresa pretende oferecer os seguintes treinamentos: COBIT, SAP, JDE, PCLA (Programa Competência Liderança Asyst), PDCH (Programa de Desenvolvimento, Conhecimento e Habilidade), ISO 9001-2.000, ISO 20.000, ITIL (Information Technology Infrastructure Library), entre outros. Cerca de 15% da equipe faz treinamento gerencial e 10% possui certificação na biblioteca ITIL, com cursos presenciais subsidiados pela Asyst Sudamérica. “Investimos 3% do nosso faturamento para a certificação dos colaboradores”, finaliza Brancaglione.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mobilidade Corporativa: Prós e Contras


Ferramentas de comunicação móvel, como e-mail e telefones celulares, são cada vez mais importantes e mais utilizadas nos meios profissionais, especialmente porque, paulatinamente, o conceito de local de trabalho deixou de ser, exclusivamente, sinônimo de mesas de trabalho e telefones fixos em endereços fixos.

Numa época de competição acirrada, em que atributos como velocidade, confiabilidade, disponibilidade e acesso a informações muitas vezes fazem a diferença no aumento da capacidade e da eficiência profissional das pessoas, agregando redução nos tempos de resposta aos acontecimentos do dia a dia, temos um cenário em que a mobilidade, suportada pela tecnologia e pelos avanços dos dispositivos de comunicação (celulares, smartphones, notebooks, PDAs, etc), transforma não somente a forma de se comunicar dos profissionais, como também a maneira de se trabalhar.

Embora a sua utilização seja reconhecidamente benéfica para os negócios pela grande eficiência e flexibilidade que conferem ao seu trabalho, há que se considerar, também, o outro lado desta moeda, o pessoal, onde a diluição dos limites entre os horários de trabalho e aqueles dedicados à vida pessoal se tornam tênues, em função da acessibilidade 24/7. A solução para este desafio é fundamental, já que funcionários e executivos cada vez mais usam ferramentas de comunicação móveis para atender ao crescente volume de trabalho realizado fora do escritório (com escritórios móveis, home-office e outros modelos).

De acordo com pesquisa realizada pela EIU (Economic Intelligence Unit), 75% dos participantes da pesquisa citaram a falta de limites entre o horário de trabalho e a vida pessoal como o principal aspecto negativo trazido pelas facilidades da comunicação móvel. Os participantes da pesquisa consideraram uma desvantagem estar "disponível" 24 horas.

Ainda, segundo a pesquisa, praticamente 1/3 dos entrevistados da pesquisa passam 40% ou mais do seu horário de trabalho longe do seu principal local de produção (que seria a mesa do escritório para 88% dos entrevistados) e aproximadamente a metade diz que passa de 20 a 40% do seu horário produtivo fora do seu principal local de trabalho. Esses números sugerem uma demanda crescente por ferramentas melhores que permitam que os trabalhadores aumentem a eficiência enquanto estiverem em trânsito.

Dentre todas as ferramentas de comunicação eletrônica disponíveis para realizar negócios, o correio eletrônico (e-mail) é a preferida, não importando o local de trabalho. Um total de 82% dos entrevistados responderam que, quando estão fora de suas mesas, mas ainda no escritório, querem que o seu e-mail esteja facilmente disponível, enquanto 49% preferem o acesso à Internet e 44% querem ter acesso ao telefone do escritório.

Depois da comunicação por voz (segunda ferramenta de comunicação mais popular em viagens de negócios), vem o serviço de mensagens curtas (SMS).

Com o aumento da complexidade dos negócios e da necessidade de se trabalhar cada vez mais conectado em redes produtivas de colaboração e relacionamentos, seja com colegas de trabalho, fornecedores, parceiros, seja com clientes ou colaboradores de projeto, tanto o conteúdo, como as ferramentas que devem estar disponíveis para melhorar o processo de produção em trânsito das pessoas também têm sofrido demandas por melhorias e upgrades.

Um total de 75% dos entrevistados considera as ferramentas móveis muito importantes ou cruciais para o seu sucesso (menos de 2% não as consideram importantes). 59% dos entrevistados consideram a maior rapidez em responder aos colegas como sendo o principal benefício da mobilidade, seguido de acesso a informações em tempo real (57%), tomada de decisões mais rápida (56%) e maior flexibilidade em relação a quando e onde trabalhar (53%).

As ferramentas e as tecnologias móveis têm a capacidade de afetar todos os aspectos das nossas vidas profissionais. Elas podem facilitar a comunicação, manter os funcionários informados em tempo real e reduzir as horas passadas na mesa de trabalho. Entretanto, juntamente com a liberdade ou modelo de trabalho mais dinâmico e versátil, a mobilidade constitui-se num assunto em que os prós são tangíveis e claros, porém os contras ainda são um assunto sem limites pré-definidos, onde espera-se que o bom senso seja o grande fiel desta balança.