quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dia Mundial do Administrador de Pessoal


3 de JUNHO - Dia do Administrador de Pessoal








Você Sabia?


Muitos referem-se a eles como chefes de departamento pessoal, outros ainda não diferenciam dos gestores de recursos humanos. Na verdade, a função do administrador de pessoal está intrínsecamente ligada ao recursos humanos, haja visto que eles precisam desse intercâmbio para que possam administrar a rotina dos colaboradores dentro das organizações.




Gil (2006, p.17) diz que a Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais. Constitui, a rigor, uma evolução das áreas designadas no passado como Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos.




Nota-se ainda que não há mais um consenso, entre autores e especialistas, estabelecido na correlação do seu significado; mas na prática, ainda há diferenças, visto que em muitas organizações, o próprio administrador de pessoal está subordinado ao gestor de recursos humanos; em outras não existe a figura do gestor de RH.

Vamos, então, conhecer um pouco sobre a função do administrador de pessoal!
Ainda nos apoiando nas contribuições de Gil, temos a seguinte classificação das atividades de gestão de pessoas, outra nomenclatura utilizada atualmente. Só que esta por sua vez está ligada ao Sistema de RH.


Na minha concepção o RH é o estrategista das operações executadas pelo "Departamento Pessoal", que por sua vez é estrategista na relação em que mantém com o cliente interno atendendo suas necessidades primárias. No quadro de classificações apresentado por Gil, conseguimos identificar a figura do Administrador de Pessoal como participante do sistema de Compensação e Manutenção. Assim, esse administrador cuida dos processos admissionais (carteira de trabalho, documentos, etc); processos de folha de pagamento, benefícios (vale-transporte, assistência médica e odontológica, previdência privada, PLR, etc), transição de carreira em quesito de documentação, higiene do local de trabalho (isso significa que em muitas organizações, a área de manutenção responde diretamente ao Administrador de Pessoal), cuidados com a saúde do trabalhador através da segurança no trabalho, e as relações sindicais: prepostos, homologação, etc.


Como verificamos sem esse administrador a empresa não teria subsídios para manter em ordem a vida interna de seus colaboradores, e isso traria consequências bem desastrosas para o clima da empresa, assim como para o alcance das estratégias de negócio.


Por essas e muitas outras é que fica registrado o nosso reconhecimento a esse profissional importantíssimo e o nosso muito obrigada!



PARABÉNS PELO SEU DIA: ADMINISTRADORES DE PESSOAL!



Referência


GIL, Antonio Carlos. Gestão de Pessoas - Enfoque nos papéis profissionais. 1.ed. - 6. reimpr. São Paulo: Atlas, 2006

Nenhum comentário: