sexta-feira, 19 de junho de 2009

Discussão: Gestão do Conhecimento é um Mito

Relendo alguns artigos na net sobre o tema Gestão do Conhecimento, encontrei um artigo do professor Carlos Nepomuceno, que declara que a Gestão do Conhecimento é um mito



Para continuarmos esse debate, gostaria que postassem comentários sobre o tema abordado.



Leia o artigo na íntegra e interaja por aqui!



Clique na Figura para ler o artigo!



Um comentário:

Espaço Empresarial disse...

Cristiane e demais colegas do Espaço

Discordo totalmente do autor. Não é pelo fato de ser mais complexo e com mais riscos que não se possa gerar ações e sistematizações capazes de gerenciar o conhecimento nas empresas.... somente ainda estamos amadurecendo o tema.

Quando você favorece, ou até mesmo obriga as pessoas a explicitarem o conhecimento que tem numa forma de fácil acesso e com modelagens fáceis de análise você está atuando em prol da gestão do conhecimento (esse é apenas um dos focos). Hoje em dia a administração moderna (Administração 2.0) já está capacitada a buscar alternativas para isso, aplicando ferramentas informatizadas capazes de sustentar essas necessidades.

O que torna tudo isso muito irreal nos dias de hoje ao empresariado brasileiro é a percepção disfocada do dia-a-dia em ver que não estão em condições de buscar uma forma efetiva de gerenciamento do conhecimento por falta de condições de investimento.... mesmo sabendo que terão muitos ganhos com isso.

Mas cabe ressaltar que já temos inúmeros bons casos sobre o tema

Resumindo: Gestão do conhecimento existe e é factível

Abraços; Mauro