quarta-feira, 28 de maio de 2008

Resumo & Comentários do Livro Riqueza Revolucionária - Capítulo 01

Livro: Riqueza Revolucionária: O Significado da Riqueza no Futuro Autores: Alvin e Heidi Toffler Editora: Futura Editado em 2007 Resumos e Comentários Feito Por: Mauro Cesar Leite de Oliveira

Parte 1 - A Revolução

Capítulo Um: A Riqueza Pioneira:

Coletâneas:
=> A revolução da riqueza abrirá incontáveis oportunidades e novas trajetórias de vida, não apenas para grandes empreendedores e empresários convencionais, mas também para profissionais focados em áreas sociais, culturais e educacionais. Sim, ela abrirá novas possibilidades para exterminarmos a pobreza, tanto em nosso país como no restante do mundo. No entanto, esse convite para um futuro brilhante vem acompanhado de uma advertência: os riscos não estão apenas se multiplicando, mas aumentando de mode vertiginoso. Portanto, o futuro que se aproxima não é para os fracos de coração!
=> Modismos Administrativos
=> Para prever o futuro da riqueza, precisamos examinar não apenas o trabalho remunerado que fazemos, mas também o trabalho não-remunerado que realizamos como "prosumidores" (a ser discutido posteriormente).
=> Afrouxando As Rédeas
=> Os novos sistemas de riqueza não surgem com frequência, e não "chegam" sozinhos. Eles trazem consigo uma nova maneira de viver, um novo modelo de civilização. Em outras palavras, esses sistemas não suscitam apenas novas estruturas de negócios, mas também novos modelos de padrões de beleza física, além de novos valores e atitudes em relação à religião e à liberdade pessoal - os quais interagem entre si para modelar o sistema emergente de riqueza.
=> Guitarras e Anti-Heróis
=> As raízes da riqueza revolucionário podem ser rastreadas até 1956, ano em que, pela primeira vez, os chamados colarinhos-brancos - trabalhadores que exercem funções intelectuais e mentais - ultrapassaram o número dos colarinhos-azúis - ou operários - nos Estados Unidos. A mudança na composição da força de trabalho foi o ponto de partida para a transição de uma economia baseada em trabalho mecânico e manual para aquela baseada em conhecimento e/ou trabalho mental.
=> Notícias e Comentários "Engraçadinhos"
=> Atualmente, os papéis sociais estão mudando a toda velocidade nos vários países que realizam a transição para a economia do conhecimento. Os papéis de esposa e marido, pais e filhos, professores e alunos, patrões e empregados, executivos e líderes de equipes, todos possuem implicações psicológicas, assim como econômicas. Isso envolve não apenas as tarefas ou funções de uma pessoa, mas também as expectativas sociais que as acompanham.
=> No trabalho, enquanto as atribuições e títulos de vários cargos e profissões são renegociados continuamente, observamos uma crescente ambiguidade, alto grau de incerteza e de complexidade, bem como o aumento de conflitos.
=> Inteligência Artificial
=> Ferramentas Essenciais
=> A Revolução Industrial engrenou uma marcha acelerada e saltou para um nível superior de realizações, quando, além de construir máquinas para fabricar produtos, nossos antepassados começaram a inventar máquinas para fazer um número cada vez maior - e melhor - de máquinas. Hoje nás a chamamos de ferramentas de capitais ou essenciais. Esse mesmo processo em escala bem maior está agora ocorrendo com o que poderia ser chamado de "ferramenta C", ferramentas que usamos para gerar conhecimento, a forma de capital mais importante nas economias modernas.
=> Praias da Incredulidade
=> A combinação de um número cada vez maior de cientistas, ferramentas-C muito mais poderosas, comunicação em tempo real, colaboração global e uma base de conhecimento cada vez mais ampla está redefinindo as fronteiras da própria ciência, ao mesmo tempo que reabre questões que já foram muito abordadas pelos filmes-B de ficção científica.
=> Possibilidades Convergentes
=> É um erro encarar os avenços na ciência e na tecnologia como eventos "isolados". O verdadeiro retorno intelectual e financeiro ocorre quando dois ou mais saltos tecnológicos convergem ou são associados. Quanto mais diversos os projetos, mais cientistas envolvidos e mais avanços feitos, maior o potencial para novas justaposições que gerem resultados mais abrangentes. Com certeza, veremos muitas convergências desse tipo nos próximos anos.

Comentários do Mauro
a) Para colocar uma água nova num copo temos que jogar a água anterior fora..... essa é uma grande verdade na qual todos sabemos e que temos uma ENORME dificuldade de resolver e de até assumir que precisamos fazer..... mas a economia atual exige que façamos isso regularmente, então, passou a ser uma habilidade essencial.
b) Oportunidades..... essa é a grande essência do nosso atual modelo econômico. Oportunidades segmentadas, oportunidades globais, oportunidades locais, oportunidades especializada, oportunidades pela diferenciação, oportunidades pela atividade colaborativa, oportunidades pela tecnologia. Todo mundo pode estar no jogo econômico.... e ser feliz.... GRANDE MENSAGEM!!!
c) Quando vejo o contexto no qual estou inserido, na condição disponível, percebo o quanto de competitividade estou perdendo por não agregar recursos e conhecimentos acessíveis na hora certa e no momento certo.... ISSO ME DEIXA ANGUSTIADO.... agora, expandindo esse pensamento, o quanto as nossas milhares de empresas estão perdendo de competitividade por simplemente não saber o que está disponível e por não saber o que deveria ser aplicado? Tenho que pensar sobre um serviço para ajudá-los!!!!!!
d) Vivemos num mundo de convergências....isso é certo, entretanto, muitas das vezes não paramos para pensar todas as possibilidades de convergências que agregam valor nós podemos ter com os nossos produtos e serviços.... eu costumo ficar tonto quando faço esse exercício.... e você?

Mãos e Mentes a Obra!!!

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Nenhum comentário: