quinta-feira, 29 de maio de 2008

Resumo & Comentários do Livro Riqueza Revolucionária – Capítulo 02

Livro: Riqueza Revolucionária: O Significado da Riqueza no Futuro Autores: Alvin e Heidi Toffler Editora: Futura Editado em 2007 Resumos e Comentários Feito Por: Mauro Cesar Leite de Oliveira

Parte 1 - A Revolução

Capítulo Dois: A Filha do Desejo:

Coletâneas:
=> “Riqueza é acima de tudo um acúmulo de possibilidades” Gabriel Zaid
=> O Significado da Riqueza
=> A riqueza é algo que satisfaz uma necessidade ou anseio
=> Poderíamos definir riqueza como qualquer posse, partilha ou não, que ofereça o que os economistas chamam de “utilidade” – ou seja, que nos propicie alguma forma de bem-estar ou possa ser trocada por outra forma de riqueza que propicie isso.
=> Administradores do Desejo
=> Seja por meio de ideologia, religião, publicidade, seja por outros meios, conscientes ou inconscientemente, em todas as sociedades as elites administram o desejo – ponto de partida para a criação da riqueza.
=> Obviamente, apenas aumentar o nível de desejo ou estimular a cobiça, que é diferente tanto da riqueza quanto do desejo, não basta para tornar alguém rico. As culturas que promovem o desejo e buscam riqueza não a alcançam necessariamente. Por outro lado, culturas que louvam as virtudes da pobreza, em geral, obtêm exatamente aquilo que acreditam e por que oram.

Comentários do Mauro
=> A definição de riqueza como um acúmulo de possibilidades modifica em muito a minha maneira de ver.... pois sempre vejo oportunidades nas ações do dia-a-dia e nunca associei a isso a “riqueza potencial”.
=> O desejo é uma grande moeda da riqueza.... concordo, mas a visão cultura do estímulo sadio ao desejo é mais uma ferramenta que o quadro gerencial pode utilizar, e que muitos não o fazem.

Abraços;

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Nenhum comentário: